COTIDIANO ESCOLAR

Trabalhamos com turmas de 4 meses a 6 anos. Temos também contraturno para crianças de 7 e 8 anos!

Adaptação

O processo de adaptação no Atitude acontece de maneira gradativa, respeitando o tempo de cada criança. A escola é preparada para acolher o aluno, oferecendo atenção especial e ganhando sua confiança. Contamos também com a parceria das famílias para que esse processo seja saudável pois os pequenos precisam se adaptar ao novo, as rotinas da escola e a separação diária da família.

Essa transição do ambiente familiar para o escolar deve ser acompanhado pelos pais. Nossa equipe estará sempre compartilhando com a família como foi a participação da criança em sala, a relação com os colegas e as dificuldades que apresentou, são passos importantes para preparar a criança e o ambiente para o dia seguinte, facilitando assim o processo no novo universo infantil.

Rotina

É um elemento que faz parte do cotidiano do Atitude, proporcionando para a criança maior facilidade na organização de espaço-temporal. A rotina deve ser rica, prazerosa e bem planejada, gerando assim interesse por parte da criança. Faz parte da rotina a acolhida, a alimentação, a higiene, o descanso, as brincadeiras e os momentos de atividades.

Aprendizado

O desenvolvimento infantil é um processo de aprendizado pelo qual a criança adquire e aprimora algumas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social. Nesta fase do desenvolvimento na primeira infância ofertamos estímulos onde a criança se torna cada vez mais independente e autônoma em cada faixa etária.

Ambiente

Nossa instituição conta com um espaço preparado para a educação infantil. Toda a organização do ambiente é pensada para ter como princípio um lugar acolhedor e criativo, trazendo os estímulos necessários para o desenvolvimento do aprendizado da criança. As salas de aula são adaptadas e equipadas com mobílias para cada faixa etária. Os espaços de territórios de aprendizagem oportunizam às crianças nas suas vivências em um ambiente brincante. Esses espaços são lúdicos e planejados para a interação da criança com o outro e com o próprio espaço.

Desfralde

O Atitude respeita a maturidade de cada criança para iniciar o processo de desfralde. Segundo alguns estudos, recomendamos e orientamos as famílias que iniciem o processo de desfralde a partir dos 2 anos, tendo em vista que cada criança apresenta sinais antes ou depois dessa idade, é importante observar quando a criança começa a adquirir o controle sobre os esfíncteres.

A escola é sempre aliada da família, trabalhando juntos nesta fase de desenvolvimento da criança, usando as mesmas estratégias para que a criança passe por esse processo de forma natural, trazendo o lúdico como um eixo bem importante nessa fase.